Atividade econômica na berlinda – PS#126

Atividade Econômica na Berlinda - Painel Semanal #126.

Visão Geral

A atividade econômica está na berlinda esta semana. Mas antes disso, precisamos fazer um balanço da Black Friday, uma vez que o seu resultado nos fornece indícios do desempenho da economia.

Ainda de forma incipiente, a Black Friday de 2018 cresceu em relação ao ano passado, sobretudo no e-commerce. O levantamento realizado pela Ebit/Nielsen apurou que as vendas no e-commerce alcançaram R$ 2,6 bilhões no período, uma alta de 23% em relação a 2017.

No mapeamento realizado pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), até as 17h do dia 23/11, as vendas nas lojas físicas e e-commerce aumentaram 9,4% na comparação com 2017 – somente as vendas online tiveram alta de 14%.

Receba o AE1 diretamente no seu celular. Clique aqui e saiba mais.

Em suma, podemos afirmar com alguma confiança que o desempenho foi melhor que 2018. Esse movimento condiz com a retomada da atividade econômica. Resta-nos, portanto, dimensionar esse impacto e compreender seus desdobramentos.

O que temos até o momento é um mercado de trabalho ainda fraco e um número de desempregados ainda elevado. A disposição a gastar dos consumidores é maior e os varejistas estão atentos a isso, alimentando expectativas bastante positivas para o final de ano. Entretanto, a economia brasileira deve crescer por volta de 1% em 2018. Isso representa um crescimento modesto, lento e sem grande tração.

Nesse sentido, a divulgação do PIB do terceiro trimestre será o destaque da agenda doméstica desta semana, na sexta-feira (30/11). Complementarmente, na agenda internacional, a ata do FOMC, os dados de inflação nos EUA e na Europa e o início da reunião do G-20 concentrarão as atenções dos mercados

Acompanhe o Painel Semanal #126 e saiba mais.

Receba toda segunda-feira o Painel Semanal diretamente no seu e-mail!