Economista, um profissional em constante evolução

Hoje, 13 de agosto, é dia do economista. Mas não somente. Hoje o Análise Econômica completa um ano (parabéns para nós!).

Mais do que um trabalho, este projeto tem sido uma fonte inesgotável de aprendizado para todos os envolvidos. Falar de economia com economistas é algo relativamente simples, mas comunicar economia para não-economistas é um grande desafio. Talvez por isso que economia seja um tema tão mal compreendido e mal explicado nos meios de comunicação.

Cientes disto, decidimos compartilhar uma pequena reflexão de um dos maiores economistas do século 20, o britânico John Maynard Keynes, que exprime uma combinação rara que um economista deve possuir:

“(…) o mestre economista deve possuir uma rara combinação de talentos. Ele deve ser matemático, historiador, estadista, filósofo – em certo grau. Deve compreender símbolos e expressar-se com palavras. Deve contemplar o particular em termos do geral e tocar o abstrato e o concreto no mesmo voo de pensamento. Deve estudar o presente à luz do passado para os propósitos do futuro. Nenhum aspecto da natureza ou instituições humanas deve ficar inteiramente fora de seu interesse. Deve ser objetivo e desinteressado de uma forma simultânea; tão distanciado e incorruptível quanto um artista e às vezes tão perto da terra quanto um político” [1]

Vale também compartilhar a mensagem do Conselho Federal de Economia (COFECON), nesta data tão importante para nossa profissão.

Com esta mensagem em mente, queremos agradecer a todos os leitores do Análise Econômica por nos brindar diariamente com as visitas ao nosso site. E, obviamente, parabenizamos todos os colegas de profissão, economistas formados ou em formação, por contribuirem dia após dia para a construção de uma sociedade mais justa, ética e economicamente desenvolvida.

Notas
[1] Keynes, John Maynard. Essays in biography. p. 140-141, apud Heilbroner, Robert. A história do pensamento econômico. 6a ed. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 265.

Créditos da imagem – http://bit.ly/1MmSiZ9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.