Eleições 2014 – escolha o seu economista

A eleição deste ano já está sendo considerada por muitos, uma das mais concorridas da história brasileira. E, uma questão em especial já tem se mostrado central nos debates entre os presidenciáveis: economia. Muito se fala sobre taxa de juros, inflação, banco central, infraestrutura, déficit público, desemprego, PIB, dentre várias outras questões.

E foi pensando nisso que decidimos trazer para vocês um resumo dos programas econômicos de governo de cada um dos candidatos, mas, principalmente, uma breve reflexão sobre os economistas que estão auxiliando os candidatos à presidência este ano.

Onze partidos/coligações lançaram candidatos para o mais alto posto do executivo nacional, sendo eles:

Candidatos e suas respectivas legendas

 

Segundo resultados das últimas pesquisas realizadas, os três candidatos com maiores intenções de voto são: Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves. Sabemos de todos os planos econômicos destes candidatos, porém o que muita gente não sabe é que eles não planejam e nem governam sozinhos.

Existe uma equipe de economistas e demais profissionais especializados, que são responsáveis pelo plano de governo, que é obrigatoriamente apresentado ao TSE para validar sua candidatura. Como este é um blog de economia, nada mais justo que falarmos sobre os economistas por trás do plano de governo de cada um deles.

Breve panorama dos economistas

Luiz Gonzaga Beluzzo

DilmaO professor Beluzzo é formado pela UNICAMP (Universidade de Campinas), em Sociologia, mas seu Doutorado foi em economia. Já escreveu diversos livros sobre o capitalismo e seu funcionamento. Possui um viés mais de esquerda, ou seja, defende maior presença do Estado na economia. A própria UNICAMP tem a característica de formar economistas com uma linha de pensamento keynesiana (relacionada às teorias do economista John Maynard Keynes). Esse traço é evidente quando analisamos como foi o governo Dilma (e o governo do PT, de modo geral), bem como seus atuais planos de governo.

Andre Lara Resende e Eduardo Gianetti da Fonseca

MarinaA dupla Resende e Gianetti possuem uma linha de pensamento que pode ser considerada pró-mercado. Mas considerando individualmente suas habilidades, é possível concluir que a atuação conjunta de ambos, leve a uma política mais de centro: nem tanto mercado, nem tanto social. Resende possui doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, enquanto Gianetti possui doutorado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ambos defendem um Banco Central mais autônomo, bem como o tripé macroeconômico (metas de inflação, câmbio flutuante e metas de superávit primário).

 

Armínio Fraga e Mansueto de Almeida

AecioAmbos, Fraga e Almeida, possuem características mais voltadas ao crescimento econômico e ao mercado. Armínio Fraga já foi presidente do Banco Central na gestão do ex-presidente FHC,  enquanto Mansueto de Almeida é profissional de carreira no IPEA. Ambos tem herança de formação nas escolas americanas, Fraga na Universidade de Princeton e Almeida no MIT. As propostas trazidas por estes economistas giram em torno do já consolidado tripé macroeconômico, que foi, inclusive, criado pelo Armínio Fraga.

Os queridinhos das redes sociais

No dia 26/08 houve o primeiro debate presidencial na Band e aqui faremos uma menção honrosa. Os candidatos Luciana Genro e Eduardo Jorge, que apesar de não serem sequer citados como destaque pelos jornalistas ali presentes, nas redes sociais foram os campeões de audiência.

Os dois permaneceram por mais de 12 horas nos trending topics do Twitter e o candidato Eduardo Jorge chegou aos TT’s mundiais durante a exibição do debate. Os TT’s da candidata Luciana Genro chegaram mais tarde, após o debate, porém, até as 17 horas do dia 27, seu nome ainda estava nos assuntos mais relacionados.

Disponibilizamos o link para o acesso das propostas de cada um logo abaixo:

Luciana Genro

http://psol50.org.br/site/paginas/2/programa

 

Eduardo

Eduardo Jorge

http://pv.org.br/opartido/programa

 

 

Para saber mais:
http://noticias.br.msn.com/especial/eleicoes-2014/veja-os-candidatos-presidenciaveis-das-eleicoes-2014-1#image=1
http://divulgacand2014.tse.jus.br/divulga-cand-2014/eleicao/2014/UF/BR/candidatos/cargo/1
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140820_eleicoes_conselheiros_pai_jf.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140819_pontos_fracos_presidenciaveis_lgb.shtml
http://brasileconomico.ig.com.br/financas/mercados/2014-08-18/ibovespa-sobe-apos-pesquisa-eleitoral-ja-com-marina-no-pareo.html
http://henriquebarbosa.com/conselheiros-de-aecio-e-marina-convergem-em-politica-economica/
http://www.valor.com.br/brasil/3658784/estado-brasileiro-nao-cabe-no-pib-diz-giannetti
http://blogdosaposentados.com.br/as-questoes-economicas-que-pautam-dilma-aecio-e-campos/
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,dilma-a-gestora-agridoce,1548542
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,marina-deus-e-a-nova-politica,1548548
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-de-pos-lula-a-antipetista,1548551

Créditos da imagem:
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/01/economistas_mu.jpg

One thought on “Eleições 2014 – escolha o seu economista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.