Falando de mercado (28)

Por Samuel Ferreira.

Para dar essa resposta com exatidão talvez fosse necessário um livro, uma vídeo aula do YouTube ou meses de mergulho em fóruns, sites, cursos e pesquisas.

Para muitos, mercado financeiro é sinônimo de jogo de sorte. Tornado-se famosa a frase “mercado financeiro só perde dinheiro”.

Em um relato simples e modesto, confesso ao leitor que números piscando na tela e a adrenalina gerada em cada operação executada pode mesmo sugerir tal pensamento para os iniciantes. Em 2006, com apenas 14 anos de idade, passei pela primeira experiência de executar uma ordem no mercado.

Aproveitando a saída do meu pai, que tinha ido ao banco, sentei na cadeira e lembrando o que ele fazia, tentei fazer o mesmo, executando uma compra da ação ITSA4.

Naquele momento, meu coração disparou, minha mão ficou gelada e a respiração muito ofegante. Passados 3 minutos (que para mim pareciam uma década) encerrei a operação com o incrível lucro de R$ 38,00.

A partir daquele momento percebi que se eu quisesse seguir nessa carreira, teria que ter comigo muito mais que sorte. E, claro, que tudo isso não se tratava de um jogo.

Busquei informação em cursos, livros, sites e principalmente no conhecimento que meu pai trazia com ele desde 1988, quando foi tesoureiro bancário. Só então entendi o grande universo complexo que é o mundo financeiro e suas peculiaridades para fazer operações nos diversos segmentos que possui.

Existem ferramentas para tornar mais palpável aquilo que é a mudança do sentimento do investidor em um determinado período. Ferramentas matemáticas, lógicas e gráficas.

Não quero aqui criticar nenhuma dessas maneiras de análise. A intenção aqui é esclarecer ao leitor que existem inúmeras formas, estratégias e percepções que tornam possível o ganho diário nesse mercado.

Muito depende do seu perfil, do ativo que opera e principalmente do estado psicológico que se tem na hora de executar uma operação.

Em resposta à pergunta feita no início do texto, posso dizer que o mercado financeiro é um mundo fascinante, incrível, dinâmico e veloz. Ganhar dinheiro com investimentos no mercado financeiro é a soma de estudo, percepção, estratégia e controle de risco.

Tendo essas informações como verdade, e partindo do princípio de que sempre é necessário perseverar, convido aos leitores que nunca experimentaram, ao menos tentar e tirar suas próprias conclusões sobre o mercado financeiro.

Gráfico – Dólar Futuro de 11 a 29 de abril.

Sempre existe um combustível para oscilações no mercado financeiro. Essa é a realidade de todos os dias dos operadores de mercado. O mercado financeiro vive de expectativas e fatos e essa semana o combustível da vez ficou por conta da decisão da taxa de juros norte-americana, além da decisão do COPOM sobre a taxa de juros SELIC que se manteve em 14,25 % a.a. O cenário político e seus possíveis desdobramentos no curto prazo também continuam exercendo pressão sobre os ativos.

No gráfico acima temos a evolução do dólar futuro na última semana, que teve dias consecutivos de queda, dado o ânimo dos investidores com a aproximação da decisão no Senado sobre a permanência ou afastamento de Dilma. Por outro lado, com o ânimo dos investidores, o Índice Ibovespa teve semana de alta refletindo a melhora no sentimento do investidor,

O mercado de ações tem se animado e acumulado alta nos últimos dias. Porém, a situação econômica, mesmo com a possível saída governo permanece complicada. E a partir do momento que os investidores deixarem de viver a euforia da mudança, provavelmente os preços das ações devem retornar a patamares mais baixos até que a situação econômica do país esteja realmente dando sinais de melhoras concretas.

Mas quem opera no dia-a-dia, na prática, não está nem ai para o que vai ser da economia nos próximos dois dias. Para os operadores DT (Day Trade) o que importa realmente é o que vai acontecer no próximo minuto e, obviamente, fazer dinheiro com isso.

Realizando o lucro da semana, o Índice Ibovespa encerrou o dia cotado a 53.910 pontos, queda de 0,74% no dia.

O câmbio, pressionado por forte movimento de venda, encerrou o dia cotado a R$ 3,437 reais, com queda de 1,58% no dia.

Samuel Ferreira é graduando em economia pela Universidade Paulista e trader autônomo no mercado financeiro.

2 thoughts on “Falando de mercado (28)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *