Guerra Comercial e “pós-verdade” – PS#128

Visão Geral

A realidade está mais emocionante que um jogo de futebol, meus amigos e minhas amigas. A cada minuto, uma forte emoção! O resultado positivo do jantar entre Donald Trump e Xi Jinping foi revertido, apesar de as taxações terem sido interrompidas.

Cabe lembrarmos de um elemento importante. Há algum tempo que o termo “pós-verdade” vem sendo cunhado. Em uma rápida “googlada” podemos constatar que esse termo traz a ideia de uma distorção da verdade. Muito comum no meio político, trata-se de uma estratégia que desconsidera os fatos e apela às crenças e às emoções de cada indivíduo.

Dito isto, a semana que passou trouxe uma reviravolta significativa no cenário internacional no caso da Guerra Comercial entre Estados Unidos e China. Apesar de a reunião do G-20 ter trazido sinais de abrandamento parcial das tensões comerciais entre EUA e China, a postura agressiva continua.

Receba o AE1 diretamente no seu celular. Clique aqui e saiba mais.

O novo capítulo dessa novela foi a prisão da Chief Financial Officer (CFO) e filha do fundador da gigante de celulares Huawei, Meng Wanzhou. A prisão foi decretada no Canadá a pedido das autoridades estadunidenses. Os EUA alegam que ela ocultou negócios da empresa com o Irã, desrespeitando o embargo americano.

Essa nova jogada estadunidense coloca o conflito com a China em um outro patamar. Deixa evidente que não se trata mais somente de um conflito comercial, mas de um conflito geopolítico. Em nossa avaliação, o resultado final continua sendo de desaceleração da economia mundial, com efeitos importantes das instabilidades das relações comerciais.

No mais, a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) e os dados de atividade de outubro serão destaques domésticos na agenda econômica desta semana. Na agenda internacional, destacamos os dados de inflação nos EUA e atividade na China, além da votação do acordo do Brexit pelo parlamento britânico.

Definitivamente, uma semana de fortes emoções!

Acompanhe o Painel Semanal #128 e saiba mais.

Preencha o formulário abaixo e receba toda segunda-feira o Painel Semanal diretamente no seu e-mail!