IBC-BR versus PIB

Hoje foi divulgado pelo Banco Central o resultado do IBC-Br de junho, que oscilou negativamente em 1,48% em relação ao mês de maio. Segundo alguns economistas este número indica uma possível retração do PIB no primeiro semestre. Ok, mas o que significa este índice?

O IBC-Br é um cálculo da atividade econômica de um determinado período, obtido através da análise dos setores produtivos da economia, como a agricultura, indústria e o setor se serviços. Este resultado é considerado por muitos como uma prévia do PIB. É bem parecido, tem a mesma finalidade, mas na verdade não é!

Acontece que os objetivos finais são os mesmos, mas a metodologia utilizada para o cálculo é diferente, algo que os economistas chamam de proxy, uma aproximação. Enquanto o IBC-Br analisa a atividade dos três setores acima citados, o PIB possui uma visão mais abrangente e complexa, pois além de analisar as atividades pela ótica da oferta e demanda, também analisa o consumo agregado das famílias, empresas, gastos do governo e arrecadação de impostos.

Sendo assim, estes resultados são complementares, mas devem ser analisados separadamente para não gerar erros de interpretação.

Para saber mais
http://bit.ly/1Fmi5R4
http://abr.ai/1l8tMk2
http://bit.ly/1NRN4FD 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.