Regulação do Monopólio: Jean Tirole ganha o Nobel de Economia 2014

Jean Tirole, economista francês de 61 anos, é o vencedor da edição 2014 do Nobel de Economia.

O reconhecimento veio de um trabalho no qual ele defende uma tese de regulamentação do monopólio e oligopólio em três eixos:

  1. Como motivar os monopolistas a não praticar preços abusivos;
  2. Como prevenir o abuso da dominância de mercado; e
  3. Como incentivar a competição de menores firmas sobre as monopolistas.

O Nobel de economia, assim como os demais prêmios da academia sueca, buscam laurear as inovações científicas que contribuem para uma cultura de paz. Por esta razão, o Nobel da Paz é considerado o maior entre os prêmios. Mas para entender a grandeza da contribuição de Tirole para a sociedade, vamos voltar um pouco na economia e entender o que significa monopólio, oligopólio e seu papel de dominância na economia.

Jean Tirole. Fonte: http://bit.ly/1kwx3u2

Jean Tirole. Fonte: http://bit.ly/1kwx3u2

A definição de monopólio é “uma estrutura industrial em que há apenas uma empresa”, ou seja, é a concentração de uma atividade nas mãos de apenas um agente tomador de decisão. Isso significa que este mesmo agente tomador de decisão (no caso a empresa) pode aplicar, no limite, o preço que lhe convier. Um exemplo próximo é a Petrobras, que controla os preços dos combustíveis no Brasil. O oligopólio é similar, porém com um grupo de empresas, ao invés de apenas uma.

No Brasil, temos o setor de telefonia celular como exemplo de oligopólio, que possui somente cinco empresas.Essa prática foi diagnosticada desde o século XVIII e recebe críticas que vão desde Karl Marx, expoente do socialismo científico, até Friedrich A. von Hayek, expoente do liberalismo. Enquanto o primeiro critica o capitalista, o segundo critica a atuação permissiva do Estado. O fato concreto é que eles concordam quando aos perigos do monopólio para a sociedade.

Segundo o discurso de premiação da Academia, Tirole foi além do que qualquer economista tinha ido até então. EM seus estudos, aplicou cálculos matemáticos e a teoria dos jogos para compreender os efeitos dos altos custos e baixa qualidade dos produtos oferecidos por monopolistas. Com isso, ele pode oferecer proposições para a entrada dos concorrentes neste mercado. A concorrência, de modo geral, traria maior qualidade dos bens e serviços e consequente redução de custos ao consumidor final.

Em outras palavras, Tirole demonstrou que a manutenção dos monopólios torna as empresas improdutivas, ineficientes e difíceis de serem administradas. A sua contribuição vem em um bom momento da economia mundial, no qual muito se tem estudado sobre a questão da concentração de riquezas. Dada a situação de baixo crescimento da economia mundial, torna-se necessário encontrar alternativas para fomentar a concorrência. E, quem sabe, estimular um ciclo virtuoso de crescimento econômico.

Para saber mais
Jean Tirole ganha o Nobel de Economia – http://glo.bo/1D6U6j7
Nobel Prize for Economics – http://bit.ly/1vnifAQ
Nobel Prize – http://bit.ly/1cyjhiw
Nobel de Economia vai para francês Jean Tirole – http://bit.ly/1vXqWQe

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Entre em contato conosco ou deixe seus comentários abaixo.

2 thoughts on “Regulação do Monopólio: Jean Tirole ganha o Nobel de Economia 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.