Aumenta pessimismo do consumidor

De acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o pessimismo do consumidor voltou a patamares baixos depois de dois meses de recuperação.

O índice sintetiza o sentimento dos brasileiros com relação à situação e às expectativas econômicas pessoal e do país. Quanto maior o índice, mais otimista é a avaliação dos consumidores.

O INEC recuou 2,6% em setembro, revertendo o aumento registrado nos meses de julho e agosto. O índice (96,3 pontos) volta ao patamar de junho deste ano (96,2 pontos), o menor índice desde junho de 2001. O INEC de setembro é 12,2%, menor que o registrado no mesmo mês de 2014.

Essa queda é resultado do aumento do pessimismo dos brasileiros especialmente em relação à renda, ao endividamento e à situação financeira. Mas os consumidores também estão preocupados com a inflação e desemprego.

O resultado do mês de setembro ouviu 2002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 18 e 21 de setembro.

Créditos da imagem – http://bit.ly/1j5lcmn

One thought on “Aumenta pessimismo do consumidor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.