Poupança, Investimento e Futuro

O HSBC realizou um levantamento global sobre as práticas de investimento em educação. Segundo este relatório, que está em destaque na matéria de hoje no Estadão, no Brasil, apenas 42% das famílias dos entrevistados economizam dinheiro para investir na educação dos filhos. Este número ficou bem abaixo da média global (64%) e quase metade do percentual dos asiáticos (85%) que foram entrevistados.

Este número refere-se a uma determinada fatia da população, entretanto, podemos identificar uma característica muito comum ao nosso modo de lidar com o dinheiro: a falta de visão de longo prazo. Historicamente, nós vivemos períodos longos de juros altos (Inflação), trocas de moedas e constante volatilidade do câmbio. Parece que eu falei grego agora, mas quem tiver 35 anos ou mais vai lembrar muito bem como foi este período.

O salário tinha que ser gasto com coisas imediatas, como o mercado, o aluguel, o boleto e pouco sobrava ao final de todas estas contas, mas  isso não era o pior. Com as taxas de inflação nas alturas, havia uma deterioração real do dinheiro restante. Se você tinha 100 no início do mês, no final do mês ele valia por volta de 20. Assustador, não? Agora, imagine se vivendo em uma situação assim eu ia pensar em poupar. Acho que não, né? É.

Então imagine você vivendo nesse sistema por mais de 20 anos. Este é o período de uma geração. Esta geração que vivenciou este pesadelo aprendeu que era mais seguro gastar do que deixar no banco para uma eventual perda do que foi investido. Pois bem, o perfil dos entrevistados pelo HSBC, em sua maioria, vivenciou ou foi instruído por quem viveu este período e isto pode ajudar a entender nossa baixa participação em projetos de longo prazo. Não que vivamos hoje em um mundo prefeito, mas estamos bem melhores do que há 20 anos atrás. Sendo assim, percebe-se como ainda precisamos nos reeducar financeiramente.

Para saber mais:
Gastos das famílias com educação – http://bit.ly/1CRfFoR
Brasileiro é o que poupa menos para educar os filhos – http://bit.ly/17Nh5G1

Créditos da imagem: http://bit.ly/17Nh5G1

Tem alguma crítica, sugestão ou dúvida? Entre em contato conosco.

5 thoughts on “Poupança, Investimento e Futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.