Xô, recessão técnica!! Xô?!

Foi vastamente noticiado na mídia que o Brasil vivenciou uma recessão técnica no primeiro semestre desse ano. Mas nós saímos da recessão técnica!! O terceiro trimestre do ano apresentou o modesto crescimento de 0,1%. Será que isso é motivo de comemoração? O que isso quer dizer?

Bem, recessão é um fenômeno ligado ao processo de desenvolvimento dos ciclos econômicos próprios das economias de mercado. Em outras palavras, as principais características são declínio da atividade econômica, ou seja, queda da produção, aumento do desemprego, diminuição da taxa de lucros e crescimento dos índices de falências e concordatas. Em outras palavras, recessão = crise.

Entretanto, a situação chamada de recessão técnica diferencia-se da recessão propriamente dita, não somente pela combinação da palavra “técnica”, mas também por que ela ocorre por um período mais curto. Geralmente, configura-se quando determinada economia apresenta dois trimestres consecutivos de contração, ou seja, redução da atividade. Mas somente por dois trimestres.

Foi o que aconteceu com o Brasil nos dois primeiros trimestres de 2014, quando apresentou -0,2% e -0,6% de “crescimento”. Entretanto, a economia está apresentando sinais de vida. A estabilidade da produção industrial em outubro aumenta chances de observamos estabilidade do PIB no quarto trimestre e, quem sabe, um cenário mais positivo para 2015.

Também é prudente ressaltar que, como estamos próximos do final do ano, é necessário tratar essa informação com cautela: o indicador de crescimento ainda é muito modesto para falarmos em retomada. Há a possibilidade de que seja um movimento dado por efeitos sazonais de final de ano, como o Natal. O Black Friday também pode ter contribuído para o movimento.

De todo modo, o ano não será tão negativo quanto previam os magos e bruxos da oposição, mas também está longe de ser o paraíso que defendiam a trupe da situação. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

Para saber mais:
http://bit.ly/1NZcvmO
http://bit.ly/1Ujc0pE
http://bit.ly/1y0NYYP
http://bit.ly/1i8Sbp3

Créditos da imagem – http://bit.ly/1fMdQl6

Dúvidas, críticas e sugestões? Entre em contato conosco!

2 thoughts on “Xô, recessão técnica!! Xô?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.