Ceteris Paribus e os modelos de interpretação

Hoje, queremos explicar um conceito muito simples e muito comum em economia, aliás, dois conceitos: ceteris paribus e modelos. Bem, primeiramente, você faz ideia do que significa ceteris paribus? A ideia é simples; e vamos usar um exemplo para simplificar.

Pense que você tem três ingredientes para fazer um suco: água, açúcar, e refresco em pó sabor maracujá (o meu preferido). Você sabe que para fazer o suco, é só misturar os ingredientes. Mas, sempre rola uma dúvida: qual a quantidade ideal de açúcar colocar?

Então, você vai testando: primeiro você coloca um pouquinho de açúcar e experimenta; se não ficar bom, você coloca mais um pouco e experimenta; e assim sucessivamente até chegar no sabor que lhe agrada. Em outras palavras, depois de misturados os ingredientes água e refresco em pó sabor maracujá, você vai ajustando somente a quantidade de açúcar.

E é exatamente isso que o termo ceteris paribus significa: você mantém algumas variáveis constantes (no caso, a água e o refresco em pó depois de misturados) e vai mexendo em outras (no caso, o açúcar) para conseguir identificar o impacto delas sobre as outras. O primeiro relato do uso deste termo em economia, vem da obra do economista Richard Cantillon, intitulada Ensaio sobre a Natureza do Comércio em Geral, do século XVII.

Em economia esse conceito é importante, pois permite que possamos interpretar melhor o mundo ao nosso redor e os acontecimentos diários. Já pensou se tivemos que lidar com o montante de informações que são geradas todos os dias? Todo mundo ficaria louco!!! Então, a gente simplifica: você desconsidera algumas informações (ou consideradas que elas são constantes, que não se alteram ou não altera a sua análise) e, em seguida analisa outras informações, para tornar mais simples o entendimento.

Pense no suco: você mistura a água e o refresco em pó, mas vai ajustando o açúcar! Este conceito tornou-se muito importante e permitiu que começássemos a fazer uso de modelos. Um modelo nada mais é do que uma simplificação da realidade e, por definição, um modelo não leva em consideração várias informações, ou seja, faz uso do conceito ceteris paribus.

Pense num mapa ou na receita para fazer um delicioso suco de maracujá. Ambos são modelos, simplificações da realidade, mas vamos nos ater ao mapa. Quando estamos lendo um mapa, percebemos que muitas coisas não estão lá: prédios, árvores, pessoas, carros, buracos, etc., pois considerar todas essas informações tornaria um mapa inútil. Em outras palavras, o mapa perderia sua utilidade principal de indicar direções.

Hoje em dia, com a tecnologia, tornou-se possível elaborar mapas mais rebuscados, com maiores detalhes, etc. Mas pense em termos práticos: quando você está utilizando o waze ou qualquer outro GPS, você não se importa com as árvores, as casas ou qualquer outra coisa que estiver indicada no meio do caminho, certo? O que te interessa é o destino e o percurso.

Pois bem, em termos econômicos, a coisa funciona exatamente do mesmo jeito: para chegar ao cálculo do Produto Interno Bruto, por exemplo, existe um passo-a-passo, quase como um mapa, que chamamos de modelo, que permite que cheguemos ao resultado; para calcular a taxa de inflação, também existe um mapa, um modelo, que permite que cheguemos ao resultado; dentre tantos outros.

Para fechar, o conceito ceteris paribus significa que consideraremos algumas variáveis constantes para analisar somente o que interessa; paralelamente, ela é muito útil quando criamos modelos para calcular algumas variáveis e interpretar melhor os fenômenos do mundo real.

Para saber mais
http://bit.ly/1j4D2Wn
http://bit.ly/1Fcp2Uw
http://bit.ly/1YxzAnn

Créditos da imagem – http://bit.ly/1FZriJF

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário abaixo ou mande um e-mail para contato@analiseeconomica.com.br

3 thoughts on “Ceteris Paribus e os modelos de interpretação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.