Fazer negócios no Brasil é coisa de maluco?

O Brasil melhorou sua posição no ranking dos melhores lugares para negócios, o Doing Business – Going Beyond Efficiency, elaborado pelo Banco Mundial. Esta pesquisa visa analisar o ambiente dos negócios de 189 países e os indicadores levantados são utilizados para analisar os resultados econômicos e identificar quais as reformas na regulamentação de negócios funcionaram, onde e por que.

Desde sua concepção, no Brasil, a pesquisa era feita considerando as informações do estado de São Paulo. Este ano, a pesquisa também considerou o estado do Rio de Janeiro. O Brasil apresentou uma melhora desde que os dados sobre o país têm sido disponibilizados. Em 2012, o país ocupava a 130º posição no ranking, hoje o país está na 120º posição.

Apesar da modesta melhora ainda nos encontramos muito atrás de Rankingpaíses como Equador, Chile, México, Argentina e Índia. Por exemplo, em São Paulo, levam-se em média 102,5 dias para abrir uma empresa, enquanto que no Rio de Janeiro, a média é de 54 dias.

Em São Paulo, são necessários 12 procedimentos para abrir uma empresa como consultar o nome da Junta Comercial, pagar taxas de registro, obter documentos, registrar no município e no estado, dentre outros procedimentos. Já no Rio de Janeiro, são 11 procedimentos. A média da América Latina é de 8,3 procedimentos e 30 dias para abrir uma empresa. Em Singapura, país localizado no sudeste asiático, primeiro no ranking do Banco Mundial, leva-se 2,5 dias para abrir uma empresa e são necessários 3 procedimentos, envolvendo registro nos órgãos competentes e pagamento das taxas.

A classificação do Banco Mundial envolve outras variáveis, mas já é possível ter uma noção da complexidade de se abrir uma empresa no Brasil. Iniciativas como o Simples Nacional seguem neste sentido, mas ainda são necessárias mais melhoras e, provavelmente, a unificação dos cadastros em esfera municipal, estadual e federal. E você, leitor, o que acha da abertura de negócios no Brasil?

Para saber mais:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/10/1540025-brasil-e-120-em-ambiente-de-negocios.shtml
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-sobe-no-ranking-dos-melhores-lugares-para-negocios,1584568
http://blogs.wsj.com/economics/2014/10/28/the-best-places-in-the-world-to-run-a-business-ranked-by-the-world-bank/
http://www.doingbusiness.org/reports/global-reports/doing-business-2015
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

Créditos da imagem (na ordem em que aparecem):
http://blogs.odiario.com/dinizneto/wp-content/uploads/sites/48/2013/10/empresas.jpg
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/10/1540025-brasil-e-120-em-ambiente-de-negocios.shtml

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, mande um e-mail pra gente em contato@analiseeconomica.com.br.

One thought on “Fazer negócios no Brasil é coisa de maluco?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.